terça-feira, 5 de janeiro de 2010

farmácia caseira



"Quanto perdemos apenas por falta de simples crença na eficácia das ervas na cura, não somente nos males físicos, mas dos da alma e até nos do coração" -The old english herbals(1922)
Existe uma crença popular universal de que as ervas podem proteger das doenças.
Os mais antigos registros de receitas vem da China, cerca de 5000 anos atras. Mas como o país ficou fechado para nós , recorremos aos papiros de egípcios e sumérios, que são os antepassados dos europeus modernos.Com o advento das pesquisas científicas modernas,os remédios caseiros foram abandonados pelas pessoas simples.
Agora surgiu um renovado interesse na cura pelo natural,estabelecendo-se que muitas ervas e plantas tem propriedades antibacteriana, fungicida e medicinal.
Conheci um senhor de origem francesa que me ensinou que a mãe dele queimava na casa em uma dessas panelas `a carvão de cabo longo (de esquentar as camas no inverno)lavanda sobre brasas.Com isso esterilizava os aposentos para os partos das mulheres e qq procedimento médico. Alguém duvida do poder bactericida científico da lavanda? E as águas de cheiro de lavanda usadas pelos Filhos de Gandhi para abrir passagem no seu cortejo? São um clássico, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário